Quem Somos

O Espaço Feminista do Nordeste para a Democracia e Direitos Humanos, constitui-se como associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, não partidária, com sede e foro na cidade do Recife, Pernambuco, com prazo indeterminado de duração.

O Espaço Feminista, tem como MISSÃO contribuir para o empoderamento das mulheres, a partir da perspectiva feminista, através de processos educativos de formação política e de intervenção nas políticas públicas, visando a participação plena das mulheres na vida política e a realização dos seus direitos humanos. Elegendo como eixo central a exclusão social e a desigualdade das relações de gênero e de raça, o Espaço Feminista adota como referência metodológica a criação das condições que permitam aos sujeitos autônomos romper com a sua condição de extrema pobreza e superar as desigualdades a que são submetidas.

Princípios

  • Equidade de gênero e de raça e etnia
  • Equidade de representação e participação política
  • Exigibilidade de direitos das mulheres
  • Intervenção nas políticas de combate as desigualdades
  • Reconhecimento do direito de todos os povos à natureza

Este princípio parte da compreensão da inter-relação existente entre os vários tipos de opressões contra as mulheres e, por consequência, na necessidade de lutar pela equidade nestes âmbitos, atuando para transformar a realidade.

Sem equidade na representação e participação política as demandas e direitos das mulheres se tornam invisibilizados nos espaços de poder e tomada de decisão, onde as leis são feitas e as políticas públicas definidas.

A exigibilidade de direitos constitui-se como um dos caminhos para alcançar a equidade. Neste sentido, a construção de uma consciência junto às mulheres da importância de lutar e exigir seus direitos é o primeiro passo para a vivência dos mesmos.

O controle social é a base dos principais elementos da democracia, como são a participação política, o exercício da cidadania e o diálogo. Por isso mesmo o acompanhamento das políticas públicas de modo a influencia-las deve ser prioridade para as organizações sociais que buscam o combate às desigualdades.

Natureza e ser humano compõem uma simbiose. Não há vida sem essa integração. Portanto, este direito constitui-se em um direito à própria sobrevivência.

Objetivos

  • Contribuir para a democratização no acesso das mulheres aos bens materiais, culturais e intelectuais
  • Contribuir para o empoderamento sócio, político e legal das mulheres, por meio de processos horizontais e dialéticos
  • Fortalecer as mulheres em suas organizações e ação política, contribuindo para a participação como sujeitos autônomos e de forma emancipatória
  • Fortalecer a atuação das mulheres e suas organizações através da atuação em redes
  • Atuar em defesa dos direitos humanos individuais e coletivos, com foco na transformação das relações de gênero, raça e etnia